sábado, 19 de maio de 2012

O que fazer diante de um ataque de birra???
Maria Valentina já não é mais a mesma...era uma menina fácil de se lidar antes da gestação de José...doce,obediente, centrada. também pudera, tinha toda a atenção de toda a família só pra ela. Primeira neta, primeira filha, primeira menina, primeira tudo. Ela era o centro do nosso mundo. De uma hora para a outra vem uma barriga, vídeos de parto, ioga para gestantes, ecografias e uma família toda babando com a chegada de mais um herdeiro.
 E então um belo dia chega José.
 Valentina não era uma criança difícil, mas me parece claro, não está trabalhando bem com o fim do monopólio.
 Dia desses quando eu olhei, lá estava ela, aconchegada no colo de seu pai, como se fosse um bebê novamente. E agora virou moda aqui em casa..."Papai, me pega que nem bebezinho? Me faz nanar no colinho???"(olhinhos de gato de botas...quem resiste?).
O fato é que nesse momento, cai sobre nós a dúvida cruel: 
-As regras mudam por que Valentina está com ciumes?
O que fazer quando ela está agindo de forma me-do-nha, mas claramente só quer chamar atenção por estar tiiiisga de ciumes do irmão?
Vale colocar pensando quando ela, apesar de não estar comportando-se como deveria, na verdade só precisa de uma dose extra de amor?
Meu marido diz que ela ainda vai montar na minha cabeça...e muitas vezes confesso que beiro a loucura,mas as vezes(pode parecer um olhar contaminado) juro que vejo além da birra, da manha, do dengo..as vezes leio o que o coração dela está dizendo enquanto ela teima em não obedecer...
Será que ela na verdade não estaria precisando de um aconchego para acalmar esse coraçãozinho aflito?
Até onde vão os limites? Quão rígidas são as regras? Onde flexibilizar as normas quando muda o contexto?
Como não perder as rédeas da educação mesmo acreditando na teoria do apego?
Tantas perguntas...

Como diria minha amiga Fabi, quando nasce uma mãe, nasce uma culpada....